IRA

Imagem do Google

A Ira é o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança. É um sentimento mental que conflita o agente causador da ira e o irado.

A ira torna a pessoa furiosa e descontrolada com o desejo de destruir aquilo que provocou sua ira, que é algo que provoca a pessoa. Segundo a Igreja Católica, a ira não atenta apenas contra os outros, mas pode voltar-se contra aquele que deixa o ódio plantar sementes em seu coração. Seguindo esta linha de raciocínio, o castigo e a execução do causador pertencem a Deus.

 “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” – Jesus (Mateus, 5:44)

Todos queremos um mundo melhor. Importante refletir sobre como melhorar nossas vidas. A cultura privilegia o material, o concreto. Daí pensar-se que, para viver melhor, é preciso possuir bens: dinheiro, poder, prestígio, fama. Entretanto, há um aspecto importante, pouco considerado: “saber conviver”. Ninguém vive só; para se viver bem é necessário saber relacionar com os outros. Seja vizinho, patrão, empregado, colega de trabalho, ou mesmo um familiar. Estamos sempre interagindo. Para uma vida saudável, mais do que ter muitas coisas é importante saber lidar com as pessoas.

Certas árvores, açoitadas pelo vento, como são flexíveis, invergam e após passar a força destruidora, voltam ao normal. Outras são rígidas, não cedem. Com o impacto do vento se quebram, em parte ou totalmente, e após a tempestade estão arrebentadas, destruídas. Quem recebe o insulto e o não valoriza como tal é como a árvore flexível que “sabe” lidar com a força do vento

Provérbios – 30:33

Pois assim como bater o leite produz manteiga, e assim como torcer o nariz produz sangue, também suscitar a raiva produz contenda”.

Deixe um comentário